Para realizar consultas e exames no AME - Ambulatório Médico de Especialidades é necessário encaminhamento médico, junto ao clínico geral, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro ou município. O médico fornecerá uma Guia de Referência (encaminhamento) e a própria unidade de saúde marcará a data do atendimento. O AME não realiza agendamentos sem o encaminhamento do SUS.
No dia da sua consulta, exame ou procedimento, o paciente deve seguir as orientações de horário de chegada, com a antecedência solicitada no comprovante de agendamento (Filipeta) que será entregue pela unidade de saúde. Este é o tempo necessário para que a recepção confira seus dados e a enfermagem realize a pré-consulta. Nessa filipeta o paciente encontra também informações sobre o preparo de exames.
Documentos necessários para o atendimento:
Pedimos que os pacientes não faltem aos atendimentos agendados. Porém, caso não seja possível comparecer, comunique o AME, com no mínimo 48h de antecedência, pelo telefone (16) 3707-4400 ou (16) 99193-8325. Assim você disponibiliza sua vaga para outro paciente que aguarda essa oportunidade.
Cada consulta ou exame agendado e não comparecido, impossibilita que mais pessoas sejam atendidas e gera custos ao Governo do Estado. Portanto, evite faltar a uma consulta ou exame.
Em caso de falta na primeira consulta da especialidade, o paciente deverá procurar, pessoalmente, a UBS mais próxima para novo agendamento. Esse agendamento não é realizado via telefone.
No caso de reagendamento de retorno, vir pessoalmente ao AME, com o informe de atendimento entregue no dia da consulta ou reagendar via WhatsApp® pelos telefones: (16) 99193-8325.
Todas as informações, preparações e procedimentos necessários para realizar seu exame estão contidos na filipeta que você recebeu ao agendá-lo. Pedimos que leia atentamente essa filipeta e siga todas as instruções, pois o não cumprimento de um ou alguns procedimentos poderá ocasionar o cancelamento do mesmo. É importante seguir os procedimentos para que o resultado de seu exame não seja prejudicado.
Você será questionado sobre o cumprimento de todos os requisitos, ao chegar no AME.
As consultas e exames realizados pelo AME são feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto não há custo aos pacientes por nenhum procedimento no ambulatório. E não é possível realizar exames ou consultas particulares.
O AME realiza somente exames solicitados por médicos da rede pública ou os do próprio AME.
Na filipeta, entregue pela Unidade de Saúde, está a descrição do horário de chegada para que o paciente retire sua senha e realize seu cadastro. Esse tempo de antecipação é suficiente para ser atendido no horário marcado.
O Cartão do SUS é obrigatório para fazer seu agendamento, portanto, se já está agendado, o paciente certamente possui o cartão SUS. Procure a UBS de seu bairro para que seja fornecido seu cartão. O AME não tem liberação para fazer o cartão SUS, somente as Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde.
Quando o exame não for realizado no AME, o paciente será orientado onde deverá levar seu pedido. A rede pública de saúde tem a pactuação para onde o paciente será encaminhado.
Seu retorno será agendado assim que sua consulta terminar, no setor de pós-consulta. Não é necessário ir até a unidade de saúde para agendar seu retorno.
O AME é um ambulatório especializado no diagnóstico de patologias (doenças) e não no tratamento contínuo destas patologias. Sendo assim, o encaminhamento de um paciente para o AME acontece quando é necessário diagnosticar patologias ou realizar exames complementares, que servirão de apoio para o profissional que realiza ou realizará seu tratamento, na UBS ou no município que solicitou o encaminhamento.
Não. Os atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades são eletivos, ou seja, com datas e horários previamente estabelecidos. Para as situações urgência e/ou emergência, procure a UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro do seu Município.
Em linhas gerais, Ouvidoria é um canal de diálogo entre o consumidor/cidadão e a empresa/órgão público, em que é possível apresentar manifestações, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. As ouvidorias públicas fazem a ligação entre o cidadão e a administração pública, formada pelos órgãos, entidades e agentes gerenciados pelo Estado.
Com as manifestações dos usuários, a Ouvidoria recebe, analisa, orienta e encaminha as questões às áreas responsáveis para que sejam feitas a apuração e solução dos casos. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, é possível identificar e apontar melhorias, propor mudanças e apurar situações irregulares no órgão ou entidade.
Fonte: Portal do Governo do Estado
Procure descrever sua manifestação, relatando os detalhes e os assuntos mais importantes. Indique locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídios para encaminharmos sua manifestação. É importante que você preencha todos os campos e não apenas os obrigatórios, para que possamos entrar em contato e responder a sua solicitação.